MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Curso de Engenharia Civil

Unidade Varginha

CEFET-MG

Alunos participam de evento interinstitucional de Engenharia

Quinta-feira, 12 de abril de 2018
Última modificação: Quinta-feira, 12 de abril de 2018

Aplicação de geossinstéticos foi o tema do I Simpósio Interinstitucional em Engenharia, realizado pelo CEFET-MG campus Varginha em conjunto com o Núcleo de Estudos em Engenharia Civil (NECiv) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A primeira edição do evento aconteceu entre os dias 5 e 6 de abril no Anfiteatro do Departamento de Agricultura da UFLA e teve como objetivo agregar conhecimentos sobre geossintéticos, um tema considerado de grande importância em diversas áreas da engenharia civil.

Durante a cerimônia de abertura, a professora Delma de Mattos Vidal, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), proferiu a palestra “Geossintéticos no Brasil: Desafios e Conquistas” abordando os três pilares do processo de utilização de geossintéticos e sua evolução na engenharia. “Há muito trabalho feito, porém há muito trabalho a fazer. Na realidade, esse é o processo: a pesquisa, o conhecimento do material e a normatização constituindo um trabalho continuado”, afirmou a professora.

Os geossintéticos são produtos industrializados compostos por pelo menos um polímero sintético ou natural e que são utilizados para buscar soluções em engenharia, por meio do uso de tecnologias avançadas. Entre as atividades do simpósio, foram ministradas palestras e minicursos por profissionais de empresas, consultores e professores da área.

Aprovação

Os participantes aprovaram a iniciativa. Para o aluno do 6º período de engenharia civil do CEFET-MG Rodrigo Lucas da Silva Souza, “o evento foi de grande relevância para a formação acadêmica de todos os participantes por abordar um material tão importante na engenharia, como são os geossintéticos, por meio dos conceitos teóricos, experiências profissionais dos palestrantes e mostrando também as técnicas utilizadas por grandes empresas da área na aplicação desse material”. Segundo o aluno do 7º período de engenharia civil da UFLA, Mateus Henrique Sottani Soares, “a temática abordada possibilitou que nós tivéssemos um primeiro contato com tais materiais e técnicas de aplicações. A experiência foi engrandecedora para os alunos, visto que esse tema, de grande relevância, ainda é pouco tratado durante as disciplinas da graduação. Além disso, o evento serviu para que alunos como eu, que realizo pesquisa de iniciação científica na área, pudessem adquirir novos conhecimentos e motivação para futuras pesquisas”.

O simpósio contou com um público de 160 alunos dos cursos de engenharia civil do CEFET-MG e da UFLA e foi organizado pelas professoras do CEFET-MG Denise de Carvalho Urashima e Mag Geisielly Alves Guimarães.