MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Curso de Engenharia Civil

Unidade Varginha

CEFET-MG

Autoavaliação Institucional com análises de 2015 a 2017 é divulgada

Quinta-feira, 5 de julho de 2018
Última modificação: Quinta-feira, 5 de julho de 2018

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) divulgou o Relatório de Autoavaliação Institucional de 2017, com análise do triênio 2015-2017. Organizado anualmente, atende às diretrizes definidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação e é elaborado com base em documentos institucionais e pesquisas com a comunidade interna: alunos e servidores (docentes e técnicos administrativos).

Ao longo das 186 páginas do Relatório, dados importantes sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Graduação e Pós-Graduação são revelados; além de outros sobre políticas de internacionalização, biblioteca, expansão da infraestrutura e capacitação de recursos humanos.

Técnico
Apoiar a participação dos alunos em feiras e eventos e fomentar a produção científica nesse nível de ensino foram algumas das ações realizadas pela Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT) em 2017. Ao todo, 130 alunos do CEFET-MG foram premiados com medalhas na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Quanto ao fazer ciência desde cedo, 177 estudantes participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Júnior), e 80 de programas de iniciação científica voluntária da Instituição.

Graduação
Desde 1979, o CEFET-MG oferta cursos de Graduação. E, atualmente, 5.815 alunos estão matriculados em 19 cursos de Graduação, distribuídos em seus nove campi. Um destaque em 2017 foi o aumento nas vagas de monitoria. Em 2016, eram 162 bolsas, número que saltou para 194 em 2017, oferta que acompanha a consolidação dos cursos de graduação na Instituição.

Pós-Graduação
O ano de 2017 foi de expansão na oferta de matrículas em programas de Pós-Graduação do CEFET-MG. Ao todo, 1.560 alunos estão matriculados em mestrados e doutorados na Instituição, entre alunos especiais e regulares. Além disso, 183 outros estudantes estiveram matriculados e distribuídos entre as oito turmas de cursos de especialização Lato Sensu.

Internacionalização
As oportunidades de intercâmbio para estudantes do exterior e do CEFET-MG foram ampliadas em 2017. Isso porque foram assinados no ano passado seis novos acordos de cooperação, com as Instituições Universidade de Rennes e Conservatoire National dês Arts et Métiers – França; Universidade Nacional Timor Lorosa´é – Timor-Leste; Reaseheath College – Hungria; Universidade Del Quindío – Colômbia; e Universidade Zaragoza – Espanha.

Infraestrutura
Apesar da retração econômica em 2017, houve avanços na infraestrutura da Instituição. O prédio 20, do campus II, foi finalizado e entregue no início do ano e passou a suprir as necessidades complementares da infraestrutura de salas de aula, auditório e espaços administrativos. Em paralelo, também foram iniciadas obras nos campi de Belo Horizonte (I, II e VI), Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Varginha, Curvelo e a continuação da obra da sede própria do campus Contagem.

Bibliotecas e restaurantes 
Dois pontos foram avaliados positivamente pelos estudantes respondentes dos questionários de Autoavaliação institucional, aplicados entre 2016 e 2017: as bibliotecas e os restaurantes escolares. E há motivos para isso: em 2017, foi feita uma nova chamada para compra de livros e, entre títulos nacionais e importados, a demanda chega a quase 10.000 exemplares, a serem distribuídos para as bibliotecas de todos os campi, a um valor total de aproximadamente R$1,6 milhão.
Em paralelo, ao longo do ano passado foram servidas 960.820 refeições em todos os seis Restaurantes Estudantis (REs) do CEFET-MG e desembolsados mais de R$9 milhões para pagamento das empresas contratadas para operar os REs.

Recursos Humanos
Mão de obra cada vez mais qualificada tem sido um objetivo recorrente da Instituição. Durante 2017, foram concedidos para os profissionais do CEFET-MG 84 afastamentos para estudo e missão no exterior, 51 afastamentos para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e 13 licenças para capacitação. O Programa de Bolsa, que contempla o Programa de Apoio à Graduação, Programa de Apoio à Pós-Graduação e Programa de Ajuda de Custo, através de oito editais, atendeu 125 servidores que tiveram ajuda financeira para custeio de cursos nessas modalidades.

Mais
Acesse o Relatório 2017 na íntegra e conheça os dos anos anteriores.

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG