MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Curso de Engenharia Civil

Unidade Varginha

CEFET-MG

3ª edição do Diagrama destaca as cotas nas Universidades Federais

Terça-feira, 10 de julho de 2018
Última modificação: Terça-feira, 10 de julho de 2018

Um convite à reflexão sobre as políticas de ação afirmativa, esse é o destaque do Diagrama, impresso bimestralmente pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM)
Para discutir sobre a história dessa política, o Diagrama abriu, pela primeira vez, espaço para o diálogo com outras Instituições Federais de Ensino por acreditar que, enquanto ambientes de conhecimento, é fundamental a promoção de intercâmbios de pesquisa e informação. Para isso, foi convidado o professor da Universidade de Brasília (UnB) José Jorge de Carvalho, precursor de um projeto para inclusão de negros nos ambientes universitários. Foi ouvida, também, a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Kênia Eliber, que desenvolve estudos sobre a percepção da comunidade acadêmica sobre ações afirmativas. Também foi consultada a coordenadora-geral de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades do CEFET-MG, professora Silvani Valentim, que falou sobre as bancas de verificação no âmbito da Instituição e assinou o Editorial do impresso.
A edição também destacou as memórias afetivas de personagens da Instituição. Na seção Vivências, a convidada para falar sobre suas lembranças foi a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Daniela Lopes Rocha da Costa, ex-aluna do CEFET-MG e primeira mulher no Brasil a comandar unidade aérea dos Bombeiros. Falaram também sobre seus afetos com a Instituição a ex-aluna Maria Luiza Soares, nota 1.000 na redação do Enem; os engenheiros Hugo Jacob e Rafael Preisser, ocupantes de cargos importantes na área de automação; além do professor e ex-aluno Anselmo Pires, que está há três décadas no CEFET-MG.
Além disso, foi reportada a construção de um documento pioneiro de Arte e Cultura, que vem sendo elaborado coletivamente no CEFET-MG e ganhando destaque. Também viraram notícia os Modelos de Comitês Simulados (MOCs), que chegaram a sua oitava edição, formando o pensamento crítico dos alunos sobre temas da atualidade.
Acesse a edição na íntegra.

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG