Depoimentos de alunos
Última modificação: Quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Depoimentos de alunos do curso de Engenharia Civil do CEFET-MG campus Varginha que participaram do programa de mobilidade acadêmica.
Fabiana Finoti

“A mobilidade acadêmica foi a
concretização de um sonho. Sou a Fabiana Finoti, aluna do último período de
engenharia civil e fiz mobilidade acadêmica pelo CEFET-MG em Portugal, no
Instituto Politécnico da Guarda (IPG) no primeiro semestre de 2022.
A
experiência fora do país foi surreal, conhecer novas culturas, lidar com o
desconhecido me tornou outra pessoa, com muito mais vivência e experiências.
Tive a oportunidade de fazer amigos de diversos países, aprimorar o inglês,
viajar para os países vizinhos e ver a engenharia civil com outro ponto de
vista, conhecendo as novas tecnologias e métodos construtivos.
Desde
o processo seletivo até o final do intercâmbio o cefet-mg sempre se fez
presente e me auxiliou e no IPG não foi diferente, fui muito bem recepcionada e
incluída na instituição portuguesa.
O
enriquecimento profissional e pessoal de um intercâmbio é imenso, a vivência
fora me tornou muito mais destemida e com sede de novas descobertas.
Por
isso vá ver o mundo. Ao vivo, é mais fantástico que qualquer foto ou
livro”.
Lilian Freitas Pereira

“Fui uma das alunas selecionadas no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Unidade Varginha para a realização da mobilidade internacional no Instituto Politécnico de Bragança, na cidade de Bragança, Portugal. As aulas se iniciariam em fevereiro de 2020 e terminariam em julho de 2020. Até o início do lockdown da pandemia de COVID-19 tive a oportunidade de conhecer diversos alunos e profissionais das áreas de engenharia de diversos países, ampliando meu conhecimento linguístico, cultural e acadêmico. A partir de março acabamos tendo nossas aulas presenciais suspensas e terminamos o semestre no modelo virtual, sem prejudicar os conteúdos de aula. O CEFET-MG ofereceu todo o suporte possível, considerando o período difícil em que nos encontrávamos, inclusive dando a possibilidade de retornar ao Brasil sem finalizar a mobilidade. Acabei optando por continuar em Portugal. No fim de junho e começo de julho tive a oportunidade de conhecer outras regiões de Portugal, tendo em vista que uma das disciplinas que cursei se referia a manutenção e reabilitação de edifícios, foi possível ver diversas construções onde tais conhecimentos eram aplicados. Sendo assim, a mobilidade acadêmica me proporcionou um grande desenvolvimento pessoal e estudantil”.
Maria Paula Castro de Miranda Brito

“Participei da mobilidade internacional no ano de 2020, tendo sido selecionada para cursar um semestre no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. O CEFET-MG nos permite escolher quais matérias iremos cursar na instituição de destino e uma estratégia que utilizei foi optar por disciplinas que não temos na grade curricular daqui, para poder expandir meus conhecimentos. Bem no início do meu intercâmbio foi decretado o lockdown por conta da pandemia do COVID-19 e, apesar das dificuldades, consegui concluir meu período em Portugal, tendo recebido todo o suporte do CEFET, em especial da equipe da SRI. Nos meses de junho e julho, durante o período de férias e com a reabertura dos aeroportos, consegui viajar para outras localidades de Portugal e para outros países, o que me colocou em contato com culturas e línguas diferentes. Isso faz com que a mobilidade internacional se torne uma experiência de crescimento não somente acadêmico, mas pessoal. Posso afirmar que o CEFET-MG me permitiu sonhar grande e me mostrou que seria possível realizar meu grande sonho de fazer um intercâmbio e, por isso, sou eternamente grata!”