MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Curso de Engenharia Civil

Unidade Varginha

CEFET-MG

Avaliação do curso

Última modificação: Sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

A proposta de avaliação institucional do CEFET-MG está fundamentada na Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que determina em seu artigo 11 a criação de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) com a função, entre outras, de coordenar o processo de autoavaliação institucional desde a elaboração do método, passando por sua implementação, tabulação dos resultados e elaboração do relatório final.

A CPA é constituída por representantes de todos os segmentos do CEFET-MG (discentes, docentes e técnicos administrativos) e por representantes da sociedade civil organizada. O processo de avaliação é conduzido de forma global e integrada, permitindo uma visão ampla da instituição, garantindo unidade ao processo avaliativo por meio da análise da(o):

  • missão e do plano de desenvolvimento institucional;
  • política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão;
  • responsabilidade social da Instituição;
  • comunicação com a sociedade;
  • políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico- administrativo;
  • organização e gestão institucional;
  • infraestrutura física;
  • planejamento e avaliação;
  • política de atendimento a estudantes e egressos;
  • sustentabilidade financeira.

A avaliação própria, sistematizada pela CPA, é um processo permanente e contínuo e que permite a instituição adquirir ciência acerca da sua própria realidade com vistas ao aprimoramento de suas ações.

Com o intuito de mensurar a qualidade dos cursos de graduação, o MEC (Ministério da Educação) instituiu o supracitado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que prevê, além da autoavaliação institucional já tratada, outros processos avaliativos, traduzidos pelas avaliações externas consolidadas pela avaliação dos cursos in loco realizada periodicamente pelo INEP/MEC (autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento) e pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Os resultados das avaliações interna (CPA) e externas (avaliação in loco e ENADE) são fundamentais para a definição de ações necessárias à melhoria de aspectos/indicadores considerados insatisfatórios. Tais resultados são fundamentais subsídios para fomentar as discussões e análises do NDE, bem como do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Civil, com vistas à definição de estratégias de ação.

Na avaliação Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizada no ano de 2019, o curso recebeu nota máxima (conceito 5), conforme o Relatório de IES Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Varginha. A média dos discentes no exame ficou acima de 61%, superando substancialmente a média nacional obtida de 39,9%. (BRASIL, 2019, p.12).

Nos demais indicadores, IDD e Reconhecimento de Curso, o curso de Engenharia Civil do CEFET-MG Campus Varginha também obteve nota máxima, portanto, consolidandose como um curso de excelência, com destaque no cenário nacional e sagrando-se como um dos melhores cursos de Engenharia Civil do país.