MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Curso de Engenharia Civil

Unidade Varginha

CEFET-MG

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES E DE ENGENHARIA CIVIL REALIZAM VISITA TÉCNICA À EMPRESA DE CIMENTO INTERCEMENT – UNIDADE IJACI

Sexta-feira, 8 de junho de 2018
Última modificação: Sexta-feira, 8 de junho de 2018

Nos dias 09 e 10 de maio de 2018, os alunos do 3º ano do curso técnico de Edificações e também os alunos das disciplinas: Elementos de Planejamento de Transportes, Gestão Ambiental e Materiais de Construção I e II do curso de Graduação em Engenharia Civil realizaram visita técnica à Fábrica de cimento InterCement, na cidade de Ijaci (MG). A visita técnica teve como objetivo conhecer o processo produtivo e os ensaios de caracterização do cimento, de modo a agregar conhecimentos já adquiridos nas disciplinas de Materiais de Construção de ambos os cursos.

Os alunos e professores foram recebidos pelo coordenador de produção, o químico Paulo Márcio Aguiar, pelo coordenador de mineração, o engenheiro de produção Marco Aurélio, pelo coordenador de administração, o administrador Edson Dionísio e pela equipe de segurança do trabalho da empresa. Durante a visita, foram apresentadas as normas de segurança do trabalho, o detalhamento de todo o processo produtivo e dos distintos fornecimentos de cimentos, além da visita aos laboratórios de caracterização e painel de controle do processo produto. A visita também contemplou ida à mina de extração de calcário e argila e visita guiada, em ônibus, pelas principais etapas do processo produtivo e expedição final do cimento para o consumo.

A visita técnica contou com a participação de 27 alunos do curso técnico de Edificações e de 47 alunos do curso de Engenharia Civil e pelos professores Elias de Sá Farias, Luciana Alvarenga Santos e Mag Geisielly Alves Guimarães.

Relativo à temática de materiais de construção, a docente Mag Guimarães aponta que “a visita técnica à empresa de cimento é de grande importância para a formação acadêmica tanto a nível técnico quanto de graduação, visto que o cimento é um dos principais materiais de construção e cujo uso está atrelado inclusive no conhecimento teórico e prático dos distintos tipos de cimento atualmente disponíveis no mercado. Assim, o entendimento do processo produtivo e da constituição química fornece subsídios aos futuros profissionais quanto a escolha do cimento mais adequado para as distintas aplicações na engenharia civil, além de complementar todo o conhecimento teórico e prático adquiridos na disciplina de Materiais de Construção”. Também, o aluno Henrique Comba Gomes (5º período de engenharia civil) ressalta que “as áreas de materiais de construção e segurança do trabalho foram beneficiadas com a visita por ser possível a aplicação dos conhecimentos no campo de trabalho. Além disso, a visita foi muito importante para os alunos do curso de engenharia civil, pois ofereceu a oportunidade de aliar os conhecimentos teóricos da faculdade com a aplicação prática do mercado de trabalho, algo essencial para a carreira do engenheiro”.

Referente a Gestão Ambiental e Elementos de Planejamento de Transportes, o docente Elias Farias enfatiza que a visita “permite aos discentes uma visão do cotidiano dos colaboradores de grandes empresas, com possibilidade de contato com diferentes áreas que compõem o negócio do cimento e uma visão crítica baseada no que é de fato praticado no âmbito das empresas. O que agrega muito, em conhecimentos e experiência, à todos os envolvidos na Visita Técnica. De forma que ficamos sempre gratos às empresas que permitem este intercâmbio de informações e vivências”. Já para o aluno Gustavo Ribeiro Paulino (5º período), “dentro da empresa podemos conhecer mais sobre o processo de fabricação do cimento e como é parte da gestão de segurança e qualidade do trabalho de uma grande empresa. Além disso, também foi possível observar como a segurança e qualidade do trabalhado são extremamente presentes no cotidiano daqueles que trabalham na fábrica, visto que era sempre possível observar as instruções do 5S, frases motivadoras, composição dos membros da CIPA e avisos de usos de EPIs”.